Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Governo do Paraná editou ontem (14) o Decreto Estadual 8.705, flexibilizando medidas restritivas de combate à Covid-19. Como o novo decreto não estabelece restrições para o horário do comércio, o funcionamento continua, para as lojas de rua em Londrina, de segunda a sábado, das 9hs às 18hs.

Para os shoppings, o funcionamento vai de segunda a sábado, das 10hs às 22hs. As lojas dos shoppings abrem aos domingos das 14hs às 20hs, enquanto as praças de alimentação atendem das 11hs às 22hs.

Eventos

O decreto permite a livre circulação de pessoas na madrugada - encerrando o Toque de Recolher - e libera a venda de bebida alcoólica no mesmo horário.

As medidas são justificadas pela diminuição do número de casos e também da ocupação de leitos hospitalares no estado. O novo decreto tem validade até 1º de outubro.

A Secretaria de Estado de Saúde (SESA) alerta, porém, que as medidas podem ser restringidas a qualquer momento, em consequência da evolução da pandemia ou da vacinação.

Também foi ampliada a capacidade dos eventos para pessoas sentadas, limitados em 1 mil pessoas, com limites de 50% da capacidade para locais fechados e 60% para locais abertos. Os frequentadores, no entanto, precisam apresentar comprovante de vacinação completa contra Covid-19 ou exame RT-PCR negativo com 48 horas de antecedência.

Os eventos também podem servir comidas e bebidas, desde que o uso de máscara seja observado, com exceção para o momento do consumo de alimentos ou bebidas.

Algumas restrições, como a proibição de eventos em ambientes fechados sem sistema de renovação do ar, com público em pé ou duração superior a 6 horas, permanecem em vigor. Todos os eventos devem seguir as medidas de prevenção e controle sanitário determinadas pela SESA.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.