Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os dados do Sistema de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL/SPC), referentes ao mês de março, mostram que o número de consumidores que, estando na lista de devedores, conseguiram limpar o nome e voltar ao cadastro positivo, subiu 46% em relação a março de 2021. Segundo Marcos Rambalducci, consultor econômico da ACIL, o dado indica que a evolução na oferta de empregos formais na cidade, que cresceu 4,6% na comparação entre março de 2021 e março de 2022, tem permitido que consumidores inadimplentes renegociem ou quitem débitos pendentes.

O indicador aponta ainda uma elevação de 33% no número de pessoas negativadas que conseguiram limpar o nome na comparação entre o primeiro trimestre de 2022 com o primeiro trimestre de 2021. “A economia londrinense, conseguindo manter esta geração de postos de trabalho formal no primeiro trimestre do ano, fará com que o percentual de inadimplentes caia e o percentual de consumidores saindo do cadastro  de restrição ao crédito diminua”, destaca Rambalducci.

Por outro lado, a quantidade de consumidores que não conseguiram quitar seus débitos em março e tiveram o nome inscrito no cadastro de inadimplentes teve elevação de 30% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

O primeiro trimestre do ano encerrou com aumento de 41% no número de consumidores que tiveram o nome incluído no cadastro de negativados. “Isso mostra a dificuldade encontrada pelo consumidor londrinense em honrar seus compromissos financeiros dentro dos prazos, mas é preciso considerar também o aumento nas vendas a crédito deste trimestre na comparação com o primeiro trimestre de 2021”, aponta o consultor.

Juliana Felis/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.