Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O percentual de consumidores que tiveram seu nome negativado é o menor desta série histórica e é resultado da queda nas vendas do varejo em função da crise provocada pela COVID-19

Os dados do mês de novembro continuam mostrando forte queda na quantidade de consumidores que tiveram seu nome incluído no cadastro de inadimplentes. Foram 20% menos pessoas negativadas em relação ao mesmo mês do ano passado. Quando considerados os 11 meses de 2020, na comparação com o mesmo período de 2019, o número de consumidores que tiveram seu nome incluído no cadastro de inadimplentes está 37% menor. “Este comportamento é explicado principalmente em função da queda nas vendas ao longo de praticamente todo o ano, decorrente da crise provocada pela pandemia de COVID-19”, explica Marcos Rambalducci, consultor econômico da ACIL.

Por outro lado, o movimento de pagamento e renegociação de dívidas para tirar o nome do cadastro negativo, que em outubro trouxe números positivos, não se repetiu em novembro e 23% menos consumidores conseguiram limpar o nome no Sistema de Proteção ao Crédito. No ano, este indicador continua negativo em 31% na comparação com 2019.

 “O aumento na taxa de desemprego, especialmente os com carteira assinada, e consequente redução no volume financeiro proporcionado pela entrada do 13º salário, ajudam a entender esta queda no percentual de consumidores que conseguiram recuperar sua condição de crédito”, ressalta Rambalducci.

Asimp/ACIL

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.