Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O uso do equipamento de proteção individual é obrigatório em dez estados e a partir desta quarta-feira (30) também no Distrito Federal

Quando Camila Sampaio, dona da loja de roupas Arara Store, de Brasília, anunciou nas redes sociais que passaria a produzir máscaras, não imaginou o sucesso que teria. Preocupada com a disseminação do coronavírus, a empresária comercializa equipamentos de proteção feitos com retalhos de coleções passadas e estima a venda de mais de 200 unidades por semana. “Eu vou disponibilizando aos poucos no site e em cerca de 15 minutos elas já esgotam”, disse. Com um custo de produção muito baixo, Camila destina os recursos arrecadados para a compra de cestas básicas. “Eu já tinha bastante tecido e elástico e recebi doações de outras lojas que apoiaram a causa”, comenta.

A demanda pelas máscaras em Brasília cresceu após decreto do governador Ibaneis Rocha (MDB) que torna obrigatório o uso de máscaras nas ruas do Distrito Federal a partir desta quarta-feira (30/04) como medida de prevenção à disseminação do coronavírus. O texto recomenda o uso de máscaras caseiras para a população para que trabalhadores da saúde tenham prioridade na aquisição dos equipamentos de proteção profissional. Além do DF, dez estados já adotaram o uso obrigatório de máscaras, são eles Piauí, Mato Grosso, Santa Catarina, Pernambuco, Bahia, Goiás, Espírito Santo, Pará, Rondônia e Minas Gerais.

Em São Paulo, onde o uso de máscaras é apenas recomendado pelas autoridades, a empresária Poliana Evangelista, dona do Ateliê Fofuras e Mimos, que vende peças para decoração de quarto de bebê, começou a produzir o material para proteger a família, mas após a orientação do Ministério da Saúde sobre os benefícios do uso de máscaras caseiras passou a comercializar. “Como a demanda pelo meu produto principal caiu bastante, o ateliê está vivendo praticamente da venda de máscara. Com o alto número de pedidos, hoje conto com a ajuda de mais duas pessoas da família para a produção", revela Evangelista.

Poliana produz cerca de 150 unidades por dia e vende para o Brasil inteiro. “Além de São Paulo, a gente recebe muito pedido do Rio de Janeiro, Minas Gerais e até da Bahia”, afirma. Além das máscaras comuns, com proteção para nariz e boca em várias estampas, ela também produz máscaras com proteção para os olhos. “Faço doação de máscaras em hospitais públicos e lá identifiquei a necessidade de um material que protegesse também os olhos. A partir dessa demanda, resolvi diversificar o produto e comecei a comercializar também esses outros modelos”, comenta.

Em Fortaleza, no Ceará, onde ainda não há nenhuma orientação sobre a obrigatoriedade do uso do material de proteção, a artesã Eurides Silva, dona do Brigitte Atelier, conta que reconfigurou o seu negócio após perceber a alta demanda. “Eu publiquei uma foto nas redes sociais de algumas máscaras que fiz para a minha família e as pessoas começaram a pedir bastante”, afirma a empresária que já chegou a produzir mais de 100 máscaras em um dia. “A partir do momento em que eu entendi essa necessidade, interrompi a produção dos outros produtos, comecei a focar nas máscaras e para mim tem sido muito positivo, pois assim eu levanto uma renda para a família num momento de crise e ocupo as mãos e a mente nesse momento difícil", finaliza.

“A vocação empreendedora do brasileiro é tão forte que dá gosto ver a capacidade e criatividade dos empresários de pequenos negócios de se adaptarem para superar momentos de crise. Prova disso é que 400 mil empresas conseguiram aumentar o faturamento neste período. Por isso, concentramos toda a rede do Sebrae para dar todo o apoio necessário neste momento”, ressalta o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Confira o vídeo do Sebrae, com dicas para produção caseira de máscaras de proteção. Acesse o canal do Sebrae no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=HswnSJkPfu8&feature=youtu.be)

Empresas citadas

Arara Store - Brasília - @amoarara

Ateliê Fofuras e Mimos - São Paulo - @ateliefofurasemimos

Brigitte Atelier - Fortaleza (CE) - @brigitteatelier

Máquina Cohn & Wolfe

Asimp/Sebrae

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.