Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Um dos setores menos afetados pela crise causada pelo novo coronavírus é o do comércio eletrônico. O isolamento social, o comércio fechado e o medo de andar pelas ruas estão impactando o setor e provocando crescimento nas vendas realizadas pela internet. Nos primeiros quinze dias de abril, as compras online subiram 29%.

Embora alguns produtos tenham total destaque, como o álcool em gel, que teve um aumento de quase 5000% nas vendas online, quase todas as categorias básicas venderam mais pela internet. No início de abril, os setores que tiveram maior aumento nas vendas foram os eletrodomésticos, com 96,7%.

A personal organizer Marcela Campos, que escreve no Guia55, explica esse aumento: “Com as pessoas passando mais tempo em casa, elas passam a perceber necessidades que antes não percebiam, e o tanto que alguns eletrodomésticos podem facilitar a vida quando estão isoladas”. Além disso, ela ressalta que o crescimento só foi maior agora porque nas primeiras semanas da crise, as pessoas ficaram mais preocupadas e investiram as economias em itens básicos, como alimentação e saúde.

Outro ramo que chama atenção é o da moda, que vendeu online 62,7% a mais do que na quinzena anterior. Com a população presa em casa, o simples ato de comprar roupas pela internet passa uma sensação de normalidade, como se estivessem andando pelo comércio e escolhendo as peças, o que ajuda a amenizar a pressão da quarentena.

Com todo o comércio eletrônico subindo vertiginosamente, as empresas estão tendo que se alinhar de maneira rápida. Muitas delas nem tinham presença virtual antes da crise, e agora estão tentando seguir os passos para ter um e-commerce de sucesso. A palavra é adaptação: em tempos de mudanças tão velozes, as empresas que souberem se moldar melhor serão menos impactadas pela crise.

Um bom exemplo disso é a grande rede de mercados Carrefour, que em apenas 15 dias tomou 240 decisões para aguentar a grande demanda online e o resultado foi visto: as vendas virtuais triplicaram.

Muitos consumidores, porém, tem ressalvas em comprar em grandes redes durante a crise, visando ajudar os pequenos empreendedores que mais sofrem com a pandemia. Com isso, o comércio eletrônico sofreu outra reviravolta. Se antes era dominado por grandes plataformas organizadas, com pagamentos virtuais e sites elaborados, hoje em dia qualquer anúncio nas redes sociais com um número de Whatsapp para realizar pedidos já é eficiente.

Prova disso é o número de pessoas que estão aproveitando o tempo livre e fabricando máscaras caseiras para angariar uma renda extra. Para esses novos autônomos, as vendas online também são a salvação – basta ver a quantidade de anúncios desse tipo nas redes sociais nos últimos dias, depois que Londrina tornou obrigatório o uso de máscaras para sair às ruas.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.