Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O otimismo do comércio paranaense volta, finalmente, a se sobressair, depois de quase dois anos de instabilidades e incertezas trazidas pela pandemia. Como reflexo positivo de uma melhora significativa do cenário sanitário, graças ao avanço da vacinação, consumidores sentem-se mais seguros para sair às compras neste fim de ano e lojistas apostam em resultados animadores. 

Uma pesquisa realizada em parceria entre a Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná) e a ACIL (Associação Comercial e Industrial de Londrina), aponta que os comerciantes estão otimistas tanto para a Black Friday quanto para o Natal deste ano. A pesquisa entrevistou 506 comerciantes de todo o Estado, no período de 9 a 18 de novembro de 2021. Os questionários foram aplicados via telefone e e-mail.

Black Friday

Em relação à Black Friday, a pesquisa mostra que a maioria dos comerciantes paranaenses fará alguma promoção neste ano. A cidade com maior engajamento é Londrina, onde 78% dos lojistas pretendem aderir à campanha.

Além disso, a maioria dos entrevistados acredita que as vendas da Black Friday deste ano serão superiores às do ano passado. Isso porque eles farão mais promoções e acreditam que os consumidores estão mais confiantes com relação à melhora do cenário. Em Londrina, a expectativa é de um crescimento de 16%.

Natal 2021

Com relação ao sentimento do comerciante paranaense sobre as vendas de Natal neste ano, Londrina aparece como a cidade mais otimista. Dos entrevistados, 85% estão animados para o período. A média do estado é de 75%. 

Na comparação com o Natal de 2020, a pesquisa aponta que, no geral, a maioria dos comerciantes paranaenses acredita que as vendas do Natal deste ano serão superiores às do ano passado. Em Londrina, o percentual de lojistas otimistas com a projeção é de 88%, enquanto a média das cidades paranaenses fica em torno de 67%. Em Londrina, a expectativa é de um crescimento de 17%, enquanto, no geral, esse número é de 14%. 

Contratações para o final do ano

Em relação ao número de contratações, quase metade dos comerciantes paranaenses pretende aumentar o quadro de funcionários para o final do ano. Em Londrina, 61% dos comerciantes afirmam que vão contratar novos funcionários. Desse total, 63% das contratações serão temporárias - modalidade bastante comum nesta época do ano. Dos entrevistados que farão contratações para o fim de ano, 17% contratarão em regime efetivo. 

Expectativa para 2022

No que se refere à expectativa para o próximo ano quanto ao negócio, os comerciantes londrinenses, novamente, se mostram os mais positivos: 91% dos entrevistados estão esperançosos/animados.

 “O que estamos vendo é a efetivação não só da retomada econômica, mas também da volta do ânimo dos comerciantes com a chegada desta época. É ótimo ver que eles - os de Londrina, principalmente -, estão esperançosos de que as vendas serão melhores. A campanha LondriNatal, realizada pela ACIL, vem ao encontro desse movimento. A partir do dia 6 de dezembro, nossa cidade recebe uma programação especial para aquecer o comércio e oferecer diversão e lazer aos londrinenses. Comerciantes, consumidores, moradores, todo mundo sai ganhando”, destaca o diretor Comercial da ACIL, Angelo Pamplona.

A pesquisa foi realizada pelo Grupo Datacenso – Pesquisa e Inteligência de Mercado. A margem de erro no geral é de 4%, considerando grau de confiança de 95%.

Juliana Felis/Ascom/Acil

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.