Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O comerciante londrinense está otimista com as vendas para o Dia dos Namorados. Segundo pesquisa realizada em parceria pela ACIL - Associação Comercial e Industrial de Londrina - e FACIAP - Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná -, 71% dos comerciantes da cidade acreditam que as vendas devem ser maiores do que em 2021; 17% dizem que vão ser iguais; 4% acreditam que serão menores e 7% não souberam responder.

A expectativa de crescimento é de 16% em Londrina, em comparação ao ano passado - a média estadual ficou em 15%. No ano passado, o crescimento esperado pelos comerciantes do Paraná para o Dia dos Namorados, avaliado pela mesma pesquisa, era de 6% na comparação com 2020.

“De uma forma geral, o comerciante está mais animado com as vendas, especialmente porque o consumidor tem ido às ruas e o clima de outono favorece o varejo. O Dia dos Namorados é uma data importante para o comércio, que vem se recuperando e espera uma boa movimentação”, comenta Angelo Pamplona, diretor comercial da ACIL.

Quanto ao rumo da economia paranaense para os próximos meses, 87% dos comerciantes londrinenses se dizem esperançosos ou animados com o próprio negócio, enquanto 10% permanecem preocupados e 3% estão desanimados.

O cenário muda quando a expectativa gira em torno da economia brasileira. Entre os comerciantes londrinenses, 44% se dizem esperançosos ou animados com a economia nacional para os próximos meses, enquanto 39% permanecem preocupados e 16% estão desanimados. Apenas 1% não soube responder.

A pesquisa foi realizada pelo Grupo Datacenso e ouviu 500 comerciantes nas principais cidades do Paraná entre os dias 23 e 24 de maio. A margem de erro é de 4%. Em Londrina, foram entrevistados comerciantes de pequenas e microempresas.

Juliana Felis/Asimp/ACIL

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.